Chá de Apresentação ou Début do bebê

Chá de Apresentação ou Début do bebê, é isso mesmo que você leu, é um encontro que tem como objetivo apresentar o recém-nascido à família e aos amigos.

Curiosidade: o Début teve origem nas culturas antigas de Roma e do Egito, quando era comum que os pais apresentassem o novo bebê por meio de uma festa, celebrada em casa e em que recebiam pequenos presentes feitos a mão de seus convidados. Estas reuniões eram feitas com a intenção de compartilhar a alegria de se ter um recém-nascido e obter apoio emocional em uma fase de tantas mudanças.

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, a família ainda está se adaptando à nova rotina e recepcionar as visitas, mesmo as de pessoas muito íntimas, é bastante cansativo. Para resolver  esse impasse, começa a ganhar espaço e conquistar as famílias este tipo de evento.

Fonte: Google

Fonte: Google

O evento, que deve ocorrer após um ou dois meses do nascimento, pode ser organizado pelas avós, pelas tias, pela madrinha e, em alguns casos, pela própria mãe, que deixa tudo esquematizado antes de ir para a maternidade.

É uma ótima opção para as mamães que estão muito cansadas no fim da gravidez para organizar um chá de bebê ou de fraldas ou que já estejam com todo o enxoval montado.

Os convites devem estar de acordo com o tema da festa, que pode ser inspirada na decoração do quarto do bebê. O ideal é que sejam entregues com, pelo menos, 15 dias de antecedência e que informem o horário de início e de término do encontro.

Cada convidado pode presentear com o que quiser. A ideia é que as pessoas entreguem, em casa, o mesmo tipo de lembrancinha que levariam à maternidade.

A comemoração pode se iniciar no meio da manhã, ocasião para um brunch, ou no meio da tarde, quando um tradicional chá pode ser servido.

Não é necessário investir tanto na decoração do ambiente, em geral, uma mesa com um bolo decorado e docinhos cuidadosamente embalados são o suficiente para emprestar ao ambiente o clima festivo.

Fonte: Google

Fonte: Google

Como a ideia é que o evento dure, no máximo, três horas, não é necessário pensar em outros tipos de atividades para entreter os convidados, como as famosas brincadeiras feitas nos chás de fraldas.

O mais comum é servir comidinhas rápidas, como lanches individuais, canapés, sucos, água, refrigerantes, chá e café. O destaque deve ficar por conta da mesa de doces.

Espumante e prosecco podem ser servidos, principalmente se a família optar por brindar a chegada do bebê.

Fonte: Google

Fonte: Google

Oferecer algo aos convidados como uma forma de agradecer a presença deles no evento é um gesto simpático. E, nesse caso, a lembrancinha fica mais charmosa se for personalizada com o nome da criança e a data do nascimento dela.

Deixe um comentário